Furto de transformadores e cabos deixa ruas Planaltina, no DF, sem luz

Furto de transformadores e cabos deixa ruas Planaltina, no DF, sem luz

Furtos de transformadores e cabos de energia têm deixado o acesso a Planaltina, no Distrito Federal, sem luz há quase uma semana. A pista principal deixou de ser frequentada à noite por mais de 800 pedestres, que temem assaltos. A CEB afirmou que registra boletins de ocorrência para apurar os casos e diz que novos equipamentos devem ser instalados até este domingo (17).

Segundo o administrador local, Vicente Salgueiro, oito transformadores foram furtados na região nos últimos dois meses. “[Nos últimos dias] Foram furtados três transformadores bem como os cabos e também foram danificados dois quadros de energia dessas luminárias publicas”, declarou.

O músico Sérgio dos Anjos diz que tem que pensar duas vezes antes de sair para fazer atividades no escuro. “É complicado. Aqui não tem iluminação nenhuma, fica difícil de correr e bastante perigoso também.”

“Prejudica em duas partes: prejudica a atividade física que você está praticando e prejudica também a segurança”, emendou o estudante Guilherme Rocha.

Pedestres afirmam que, além dos roubos, temem ser atropelados por motoristas que não conseguem vê-los no trânsito. “À noite, que a gente chega do trabalho, a gente desce aqui na parada e está tudo escuro”, reclamou o auxiliar Gledson Matos.

Além da Avenida Independência, a principal de Planaltina, parte da BR-020 também está com as luzes apagadas. Mais de um quilômetro de um trecho, no sentido Goiás, ficou no breu – iluminado apenas pelos faróis dos carros e dos ônibus que passavam pela via.

Prejuízo
No ano passado, dados internos da CEB apontavam que o prejuízo causado pelo furto de cabos elétricos na capital atingiu R$ 1 milhão de janeiro a maio. O valor já era igual ao total aferido em 2014, segundo a companhia. Os fios de cobre são usados para a distribuição da energia elétrica a partir das subestações, mas o metal tem alto valor no mercado paralelo.

O montante “perdido” corresponde a 25 quilômetros de cabos, o suficiente para ligar a Torre de TV, no Eixo Monumental, ao centro de Taguatinga, passando por toda a EPTG. A maior parte dos furtos foi registrada no Plano Piloto, no Sudoeste e em Águas Claras. A rede elétrica destas regiões é subterrânea, o que facilita a ação dos criminosos e dificulta o flagrante, diz a CEB.

Segundo a companhia, os criminosos costumam agir à noite, mas também furtam cabos em plena luz do dia. A pena para o furto dos cabos é a mesma de outros tipos do mesmo crime e varia de 2 a 8 anos de prisão.

Do G1 DF

Postar um comentário

0 Comentários