Uma Análise Cromatográfica dos gases determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. A sua formação no interior dos equipamentos pode ser causa de algum tipo de problema, como mau contato entre componentes internos, fugas de energia entre espiras, esforço à altas correntes de curto circuito e tempo de trabalho prolongado com cargas elevadas.

      Através de um equipamento denominado cromatógrafo é possível quantificar a concentração dos seguintes gases: H2, O2, N2, CH4, CO, CO2, C2H4, C2H6, C2H2. Um diagnóstico confiável de cromatografia é baseado na avaliação da evolução dos gases em relação às análises anteriores.

Análise Cromatográfica

Definição

      Determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. A formação de gases em equipamentos elétricos imersos em óleo pode se dar devido ao processo de envelhecimento natural e/ou em maior quantidade, como resultado de defeitos.

      A operação em presença de defeitos pode causar sérios danos aos equipamentos logo, é de grande interesse que se possa detectar o defeito em seu estágio inicial de desenvolvimento, podendo a natureza e importância dos defeitos ser precisadas a partir da composição dos gases e da rapidez com que são formados