A Rigidez Dielétrica é a medida da capacidade dos óleos isolantes para suportar tensões elétricas sem apresentar ruptura do dielétrico. O teste envolve a aplicação de uma tensão alternada a uma taxa controlada a dois eletrodos imersos no fluido isolante, separados por uma distância padrão.
Quando da aplicação da tensão, em um determinado momento ocorre a ruptura do dielétrico, neste instante é registrado a tensão de ruptura dielétrica do líquido isolante.
Contaminantes, como água, sedimentos e partículas condutoras reduzem a rigidez dielétrica do óleo isolante.
A combinação destes contaminantes tendem a reduzir a rigidez dielétrica em um grau maior do que os mesmos contaminantes isoladamente.
Definição
Rigidez dielétrica é um termo de engenharia que se refere à tensão máxima que um material isolante pode suportar antes de quebrar. Esta é uma característica crucial em materiais de isolamento e é usada para avaliar novos tipos ou testar a integridade de instalações existentes.
Testes de resistência dielétrica geralmente consistem em expor isoladores a valores de alta tensão e curta duração durante a digitalização para a quebra de fuga ou isolamento.
As voltagens utilizadas para testar a resistência dielétrica de isoladores costumam variar entre 5.000 a 400.000 volts (5-400 kV). Óleos usados como isolantes de transformadores e aparelhagem são verificados a partir de uma pequena amostra e testados em um equipamento de teste especializado.
Avarias de isolamento são uma das principais causas de falhas elétricas e de acidentes que resultam em prejuízos financeiros, danos e lesões, muitas vezes fatais, a cada ano.