Análise de óleo Físico-Química são ensaios fundamentais capazes de diagnosticar a qualidade do óleo mineral isolante, com agilidade e precisão necessária, dando subsídios confiáveis para programação e planejamento da melhor forma de atuação junto ao problema encontrado no equipamento.

      Umidade, borra, compostos ácidos, aquecimento, descargas internas, são alguns dos problemas que podem estar afetando seus transformadores. Por meio da análise periódica do óleo mineral isolante, podemos identifica os riscos e implementa projetos que evitam o desgaste e prolongam a vida útil do seu equipamento.

Análise Físico/ Químico

Análise

      A análise físico-química determina a capacidade de isolação e o estado de envelhecimento do óleo mineral. Os resultados são comparados aos valores pré-estabelecidos em normas. Valores fora dos limites especificados indicam necessidade de tratamento termo-vácuo, substituição ou regeneração do óleo mineral.

      Os óleos minerais nos transformadores, além da propriedade de isolamento, têm a função de resfriamento. Assim o elemento fluído transfere o calor desenvolvido e gerado nos circuitos magnéticos dos enrolamentos e também no núcleo ferro magnético, através das correntes convectivas para a carcaça do transformador e este, por sua vez transfere este calor para o meio ambiente. Como o papel é também um agente isolante, cabe ao óleo fazer o isolamento dos enrolamentos entre eles e em relação ao circuito magnético e a carcaça.